PALESTRANTES E MINISTRANTES

FIQUE LIGADO! MAIS INFORMAÇÕES EM BREVE 

Osvaldo Novais de Oliveira

USP

 Físico de formação, tendo concluído o doutorado na University of Wales, Bangor, Reino Unido. Recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul em 2019. É professor do Instituto de Física de São Carlos, Universidade de São Paulo. Publicou mais de 550 artigos em periódicos especializados, 23 capítulos de livros, 2 livros de divulgação científica, 1 livro sobre escrita científica em inglês, 3 livros com coletâneas sobre nanotecnologia, tendo submetido 8 pedidos de patentes. Esses trabalhos receberam cerca de 12300 citações (fator h = 52) na Web of Science, e 18500 citações (h= 63) no Google Scholar, dados de novembro de 2019. Orientou 50 mestres e doutores. É membro fundador do Núcleo Interinstitucional de Linguística Computacional (NILC), que desenvolveu o revisor gramatical ReGra, agraciado com 2 prêmios de inovação tecnológica e disponível mundialmente com o processador de texto Word for Windows. Suas principais áreas de atuação são em filmes orgânicos nanoestruturados, tópico de física da matéria condensada, e processamento de línguas naturais. É membro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo, presidente da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat), e editor executivo da revista ACS Applied Materials & Interfaces. Recebeu o Prêmio Scopus 2006, outorgado pela Elsevier do Brasil e a Capes, como um dos 16 pesquisadores brasileiros com maior produção científica, com base no número de publicações, citações e orientações. 

Hélio Wiebeck

USP

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1973), mestrado em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo (1987) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo (1993). Atualmente é professor doutor livre docente, professor associado da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Engenharia Química, atualmente leciona e pesquisa na área de Engenharia de Materiais no Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Escola Politécnica da USP, com ênfase em Polímeros, atuando principalmente nos seguintes temas: reciclagem, PVC, elastômeros, PVB, plastisol, adesivos, materiais de alto desempenho e nanoco Empósitos. Publicou os livros Plásticos de Engenharia,Tecnologia e Aplicações, Ed. Artliber; Reciclagem de Plásticos, Ed. Artliber e Reciclagem Mecânica do PVC. Já orientou mais de 30 mestrados e doutorados. Participa em projetos de pesquisa com indústrias. 

Sabrina Arcaro

Unesc

Sabrina Arcaro, doutora em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Santa Catarina com período de estágio no exterior realizado no Instituto de Cerámica y Vidrio (Madri - Espanha) (2013-2016). Mestre em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011-2013). Graduada em Tecnologia em Cerâmica pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2007-2010). Pós-Doutorado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016-2019). Atualmente é professora e pesquisadora do Programa de Pós- Graduação da Ciência e Engenharia de Materiais na Universidade do Extremo Sul Catarinense. Desenvolve pesquisas voltadas para biomateriais, materiais vítreos e vitrocerâmicos, processamento coloidal, síntese de nanoestruturas para diferentes aplicações.

Silvania Lanfredi

UNESP

.Possui Bacharelado em Química com Atribuições Tecnológicas pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, Mestrado em Química Inorgânica pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar e Doutorado em Físico-Química pela Universidade Federal de São Carlos-UFSCar e Institut National Polytechnique de Grenoble (INPG), LEPMI - Grenoble - França, com pós-doutorado no Instituto de Física de São Carlos IFSC- USP e pós dutorado no Institut Néel - CNRS - Grenoble - França. Atualmente é Professora Associada (livre-docente), coordenadora do Laboratório de Compósitos e Cerâmicas Funcionais (LaCCeF) - FCT/UNESP e vice-coordenadora do Programa de Pós- Graduação em Química, IBILCE UNESP - SP, campus de São José do Rio Preto. Tem experiência na área de Físico-Química e em Engenharia de Materiais, com ênfase em materiais cerâmicos, atuando principalmente nos seguintes temas: Síntese química de nanopós, Caracterização estrutural e elétrica de eletrocerâmicas em altas temperaturas, Catálise heterogênea e Fotocatálise.

Eduardo Henquín

Universidad Nacional del Litoral (UNL - ARG)

Técnico em Química da Escola Superior Industrial da Universidade Nacional da Costa (UM L). Engenheiro Químico da Faculdade de Engenharia Química (FIQ) da UNL. Doutor em Engenharia Química da FIQ, UNL. Atualmente Pesquisador Adjunto do CONICET (Conselho Nacional de Pesquisa Científico e Técnico, Argentina e Professor do curso de graduação em Engenharia de Materiais, e curso de Pós-Graduação "Baterias de Lítio: Tecnologia e Cálculo", ambos do FIQ, UNL. Mais de 30 apresentações em congressos internacionais da especialidade eletroquímica e mais de 15 artigos em revistas indexadas em engenharia, ao ensino e a pesquisa no Canadá, Alemanha e México. Consultor para fábricas de baterias de lítio.


Wanderson Santana da Silva

UFSC

Possui graduação em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal de Ouro Preto (1998), mestrado (2001) e doutorado (2006) em Engenharia Metalúrgica pela Universidade de São Paulo. É professor do Departamento de Engenharias da UFSC-Campus Blumenau. Tem experiência didática em disciplinas tanto na Graduação quanto na Pós-Graduação nas áreas de Processos de Fabricação de Materiais Metálicos, Comportamento Mecânico e Mecânica da Fratura, Caracterização Microestrutural dos Materiais, Degradação dos Materiais e Tratamentos Térmicos de Materiais Metálicos. Seus trabalhos de pesquisa investigam a relação entre processamento (tratamentos térmicos especiais), microestrutura e o comportamento mecânico (com enfoque na tenacidade à fratura) de materiais metálicos (aços API, aços ferramenta, aços rápidos; aços de alto carbono, ferros fundidos, ligas de alumínio, aços inoxidáveis e superligas à base de Níquel) e materiais não metálicos (blendas poliméricas e polímeros reciclados; concretos de alto desempenho).

Alfredo Muxel

UFSC

Graduado em Química pela Universidade Estadual de Londrina (UEL - 2004). Mestre em Química dos Recursos Naturais pela Universidade Estadual de Londrina (UEL - 2007). Doutor em Química Bioinorgânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC - 2014). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Bioinorgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: síntese de complexos modelos para metaloenzimas, imobilização de metaloenzimas em materiais nonoestruturados, hidrolases/nucleases sintéticas com íons Lantanídeos. Tem como hobbie a grande arte da cerveja artesanal, tendo produzido mais de 15 diferentes estilos de cerveja, segundo o BJCP. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, atuando como um dos líderes do Grupo de Estudos em Físico-Química Inorgânica da UFSC - Campus Blumenau.

Bráulio Salumão

UFSCar

Doutorado em andamento em Ciência e Engenharia de Materiais na Universidade Federal de São Carlos. Bolsista CAPES. Mestre em Ciência e Engenharia de Materiais na Universidade Federal de São Carlos, bolsista CNPq. Possui Especialização em Gestão da Produção pela Universidade Estadual Paulista - Campus de Guaratinguetá (2015) e graduação em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (2010). Possui experiência na área de Engenharia de Materiais, com quatro anos de atuação na indústria metalúrgica voltada a produtos do mercado de óleo e gás. Atua principalmente nos seguintes temas: engenharia, materiais, óleo e gás, indicadores tecnológicos e patentes.

Adriano Passini

Embraer Aviação Comercial

Engenheiro de Materiais formado pela Universidade Federal de Santa Catarina - Florianópolis em 2006. Especialização em Engenharia da Qualidade pela Escola Politécnica da USP. Mestrado em Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo ITA. Ingressou na EMBRAER em 2008 através do PEE, programa de Especialização em Engenharia. Atualmente trabalha na Engenharia de Manufatura, área de Ferramental da EMBRAER, como especialista em Materiais, já implantou diversos projetos das mais variadas áreas de engenharia, assim como diversas linhas de montagem de segmentos aeronáuticos.

 Annelise Zeemann

Tecmetal

Graduada em Engenheira Mecânica pela UERJ (1986), possui mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE 1990) e doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE 2001). Desde 1991 é diretora técnica da empresa de consultoria TECMETAL que atua na área de materiais e processos de fabricação. É professora convidada em cursos de graduação e de especialização, no IME na PUC e no SENAI (FASTEC e CIMATEC), entre outros. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais, com ênfase em Seleção de Materiais, Análise de Falhas e Processos de Fabricação. Atua ainda como consultor em diversas empresas, principalmente no segmento de Óleo e Gás. 

Sebastião V. Canevarolo Jr.

UFSCar

Engenheiro de Materiais pela UFSCar em 1978, mestre pelo PPG-CEM-UFSCar em 1982, doutor pelo Institute of Polymer Technology da Loughborough University of Technology Inglaterra (CAPES) em 1986 e pós-doutor no Dipartimento di Ingegnaria Chimica ed Alimentare da Universitá di Salerno-Itália (FAPESP) em 1994. É professor ligado ao Grupo de Polímeros do DEMa/UFSCar desde 1978. Nestes trinta e cinco anos já foi Vice-Chefe em Exercício do DEMa, Supervisor dos Laboratórios de Polímeros, Coordenador da Área de Polímeros, Membro do Conselho Departamental, Coordenador do Pós-Graduação do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Engenharia de Materiais PPG-CEM por dois mandatos, sócio fundador e Diretor da Associação Brasileira de Polímeros-ABPol durante 20 anos, Editor-Chefe da revista POLÍMEROS: Ciência e Tecnologia e Membro do Comitê Editorial da revista Materials Research, participou da organização de vários grandes congressos na área de polímeros no Brasil e um no exterior. Desenvolveu um sistema óptico portátil para caracterização em tempo real (in-line) do processo de extrusão incluindo-se hardware e software. Tem duas patentes e dois pedidos de prioridade de patente, publicou um capítulo de livro internacional e dois livros nacionais (Ciência dos Polímeros, ISBN 85-88098-10-5, 2010 e Técnicas de Caracterização de Polímeros, ISBN 85-88098-19-9, 2004, ambos pela Artliber). Atualmente é professor Titular no DEMa/UFSCar e Pesquisador CNPq 1C. 


Rua 25 de Julho, 907 - Itoupava Norte, Blumenau - SC, 89053-001
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora