PROGRAMAÇÃO

Descrição das palestras e minicursos

PALESTRAS

ABERTURA: GESTÃO DE CARREIRAS PARA ENGENHEIROS DE MATERIAIS

Me. Braulio Salumão

Pretende-se apresentar e discutir as opções de carreiras para Engenheiros de Materiais abordando como a profissão se desenvolve no Brasil e seus desafios atuais, o que fazem os já graduados, quais as possibilidades de atuação e o que é esperado de um bom profissional. Adicionalmente, serão compartilhadas experiências de como competências técnicas e comportamentais podem ser trabalhadas no ambiente acadêmico, e como podemos valorizar o conhecimento da Ciência e Engenharia de Materiais para fortalecer nossa profissão.


P1: CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS NA ERA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL 

Dr. Osvaldo Novais de Oliveira Jr

Na palestra serão abordados os usos de inteligência artificial para a área de ciência e engenharia de materiais, e a contribuição que essa área fornece parao desenvolvimento de sistemas inteligentes. 


P2: O DESENVOLVIMENTO DOS PRINCIPAIS POLÍMEROS E PORQUE ELES FORAM E SÃO TÃO IMPORTANTES

Dr. Sebastião Canevarolo

Os materiais são itens estratégicos em qualquer sociedade. Conhecê-los, dominar sua produção e processamento e desenvolver aplicações que facilitem a vida do ser humano sempre foi um diferencial. Da baquelite, primeiro polímero sintético criado a 113 anos atrás, aos atuais biopolímeros passando pelos filmes para embalagens e fibras sintéticas para tecidos uma lista longa de plásticos foram desenvolvidos e que mudaram radicalmente para melhor a qualidade de vida da população mundial. Esta palestra apresenta um pequeno histórico deste desenvolvimento, seus criadores, suas aplicações e algumas curiosidades.


P3: DESENVOLVIMENTO DE NOVOS MATERIAIS FUNCIONAIS: CARACTERIZAÇÃO, PROPRIEDADES E APLICAÇÕES

Dra. Silvania Lanfredi

 O desenvolvimento de novos materiais, a base de niobatos ferroelétricos de estrutura tungstênio bronze e de titanatos de estrutura perovskita, tem proporcionado a descoberta de materiais funcionais com promissoras propriedades, destacando-se as propriedades elétricas, dielétricas, catalíticas e fotocatalíticas. Niobatos de estrutura tungstênio bronze (TB) apresentam grande interesse técnico, científico e industrial, como materiais ópticos para modulação a laser, multiplicidade de frequência, geração de segundo harmônico e para aplicações como detectores piroelétricos e transdutores piezoelétricos. Além disso, pelo fato de materiais à base de nióbio apresentarem propriedades redox, caráter ácido e fotossensibilidade, várias aplicações catalíticas e fotocatalítica têm sido amplamente estudadas nos últimos anos. Atualmente, vários estudos têm sido aplicados à síntese de catalisadores para a produção de biocombustíveis a partir de óleos vegetais, onde óxidos de estrutura perovskita têm mostrado alta eficiência para a produção de biodiesel via catálise heterogênea. Além disso, a fotocatálise heterogênea também tem se destacado, sendo que a produção de materiais funcionais vem de encontro à necessidade de novos fotocatalisadores e novas tecnologias de descontaminação ambiental. Neste trabalho são reportados a preparação, caracterização e aplicações de novos materiais funcionais a base de niobatos de estrutura tipo tungstênio bronze e de titanatos de estrutura perovskita.


P4: tema a confirmar

Dra. Rossana Thiré


P5: INGENIERÍA ELECTROQUÍMICA: DESDE EL ESQUEMA DE LABORATORIO AL REACTOR INDUSTRIAL

 Dr. Eduardo Henquín

O objetivo é mostrar o caminho a seguir para o projeto racional de reatores Eletroquímicos em escala industrial, dando origem ao conceito produzido em laboratório. Dará ênfase especial à importância do estudo das distribuições de densidade da corrente (taxa de reação eletroquímica) e em outros aspectos da engenharia de reatores.


P6: ANÁLISE DE FALHAS NA INDÚSTRIA

Adriano Passini

A análise de falhas é um campo da engenharia multidisciplinar que desafia qualquer profissional não somente na solução de problemas, mas também na antecipação deles. Áreas como engenharia de materiais, mecânica dos sólidos, mecânica da fratura e projetos mecânicos estão correlacionadas entre si para o sucesso em qualquer tipo de análise. Um engenheiro que trabalha nesse ramo também deve ter a capacidade de observação nos detalhes e conhecimento técnico suficiente para construir um modelo analítico para solucionar problemas. Nesta palestra será abordado algumas técnicas, teoria e alguns estudos de casos, aplicados ao dia a dia dentro da área de engenharia de manufatura de uma indústria aeronáutica para redução de custo, aumento da segurança e evitar paradas na linha de montagem. 


P7:

SURPRESA!


P8:

SURPRESA!


P9:

SURPRESA INTERNACIONAL!


P10: COMO A ENGENHARIA DE MATERIAIS ASSEGURA A INTEGRIDADE DE JUNTAS SOLDADAS

Dra. Annelise Zeemann

A soldagem é um processo de fabricação que nem sempre é considerado por projetistas de equipamentos, estruturas e componentes em geral; e quando as condições de operação fogem das usuais é comum aprovar métodos construtivos que colocam em perigo a integridade dos materiais. Esta palestra apresenta quais são as condições pouco usuais, que exigem análise pela Engenharia de Materiais, e ilustra, com casos reais, falhas de juntas soldadas onde os requisitos de natureza metalúrgica não foram atendidos.


P11: NANOMATERIAIS E NANOTECNOLOGIA: UMA INTRODUÇÃO AOS PRINCÍPIOS, APLICAÇÕES E PERSPECTIVAS DA CIÊNCIA DO MUNDO NANO

Dra. Sabrina Arcaro

O Físico Richard Feynman, considerado o "pai da nanotecnologia", foi audacioso ao afirmar durante a Conferência na Reunião da Sociedade Americana de Física em 1959, que o mundo nanométrico revolucionaria todas as áreas do conhecimento permitindo significativos avanços em áreas que, não sendo novas, começam a ser reinventadas. Desde então, a nanotecnologia e a nanociência têm crescido exponencialmente, com características essencialmente multidisciplinares, integrando os conhecimentos da engenharia de materiais com a física, química, matemática, biologia, farmácia, medicina, informática, bioquímica, e demais engenharias. Dentre as áreas da nanotecnologia, os nanomateriais e materiais nano-estruturados têm sido pesquisados como potenciais soluções científicas e tecnológicas para diversas áreas de aplicações em medicina, farmácia e engenharias. O impacto desses materiais na economia e em nosso cotidiano já é significativo, com a produção de novos fármacos a partir de nanopartículas, novas terapias e nanodispositivos para sensoriamento ambiental. Desta forma, esta palestra abordará um breve histórico sobre o surgimento da nanociência e nanotecnologia, os métodos de síntese, os principais tipos de nanomateriais e suas aplicações e as modificações em algumas propriedades na escala nano. Além disso, aspectos científicos, econômicos e questões relacionados às potencialidades acerca desta tecnologia no contexto global e do Brasil serão abordadas, juntamente com a experiência da pesquisadora nesta área. A ideia é criar inquietação, instigar transformações na forma de pensar e ver o mundo a partir do controle das propriedades da matéria na escala atômica e molecular.




P12: PLÁSTICOS DE ENGENHARIA E DE ALTO DESEMPENHO

Dr. Hélio Wiebeck

Uma questão importante na tecnologia de plásticos é saber distinguir as propriedades inerentes das diferentes classes de materiais, uso geral, de engenharia e de alto desempenho. Durante a palestra será visto as principais propriedades dos plásticos, uso geral, de engenharia e de alto desempenho. As aplicações dos plásticos em diferentes áreas de aplicações, tais como, automotiva, naval,construção civil, médica, embalagem, esportiva e o porque do plástico estar substituindo outros materiais em diversas áreas de importância industrial.



P13:

SURPRESA!



MINICURSOS


SELEÇÃO DE MATERIAIS POLIMÉRICOS - Dr. Hélio Wiebeck

Uma questão importante no projeto de peças é saber qual o melhor material para uma aplicação particular. Existe uma gama enorme de polímeros (termoplásticos, termofixos, elastômeros) parcialmente cristalinos, predominantemente amorfos, os quais podem ser misturados entre sí e com materiais cerâmicos ou metálicos, além de serem modificados em reatores, extrusoras e ou reticulados com reagentes químicos ou fontes de radiações. Uma das dificuldades de substituir peças, componentes ou partes de peças cerâmicas ou metálicas por polímeros é que eles possuem propriedades muito diferentes dessas classes de materiais. É necessário ter um critério bastante rigoroso para que tenhamos sucesso na escolha do tipo de polímeros para essa substituição. São apresentadas algumas orientações para facilitar o trabalho de escolha do material para uma adequada aplicação. Salientando que além do cuidado da escolha do material, a escolha do processo de conformação e o desenho da peça, são fundamentais para o sucesso do projeto. 


PRODUÇÃO DE CERVEJA ARTESANAL - Dr. Alfredo Muxel

O curso de Produção de Cerveja Artesanal visa promover conhecimento teórico/prático a respeito dos processos envolvidos na produção de cerveja em escala artesanal, incluindo em sua programação os seguintes tópicos: Introdução à cultura cervejeira; Conceitos básicos de matérias-primas; Noções de tecnologia cervejeira: processos produtivos;Equipamentos básicos; Fermentação e leveduras; Maturação e Refermentação; Elaboração e produção de uma cerveja. Ao final, os participantes do curso estarão capacitados para iniciarem sua própria produção caseira.


FUNDAMENTOS DE CALORIMETRIA EM REVESTIMENTOS CERÂMICOS - Dra. Luciana Maccarini Schabbach

MECÂNICA DA FRATURA NA ENGENHARIA DE MATERIAIS - Dr. Wanderson Santana da Silva

BLENDAS POLIMÉRICAS - Dr. Johnny Martins

LAMINAÇÃO DE MATERIAIS COMPÓSITOS - Dra. Cláudia Merlini

TEMA A CONFIRMAR - Dr. João Batista

TEMA A CONFIRMAR - Dr. Márcio Rocha

Mais minicursos serão divulgados em breve!

Rua 25 de Julho, 907 - Itoupava Norte, Blumenau - SC, 89053-001
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora